O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, comunicou nesta quarta-feira (36) ao Senador Veneziano Vital do Rêgo que o Ministério atendeu sua solicitação e modificou a tabela do índice de reajustes do Nordeste referente ao preço do litro de leite de cabra e de vaca para beneficiar os produtores paraibanos. A tabela divulgada anteriormente pelo governo gerou polêmica entre os produtores da Paraiba e foi suspensa pelo Ministério após alerta feito por Veneziano. A suspensão ocorreu após o senador receber um apelo dos produtores paraibanos para que o governo revisasse a tabela, em virtude de não conter índices satisfatórios para os produtores da Paraíba. É que a produção de leite de cabra na Paraíba é a maior do Brasil, e a tabela teria colocado o estado em último lugar no índice de reajustes do Nordeste. “Quem primeiro me alertou foi o Senador Veneziano, sobre um problema que tinha em prejuízo da Paraíba na tabela do programa de leite, principalmente o leite de cabra. E sabe o resultado? Fizemos a revisão e, agora, a divulgação de uma nova tabela na qual a gente coloca a Paraíba num patamar adequado, com uma elevação no preço que estava, tanto no leite de cabra quanto no leite de vaca. O objetivo é a gente seguir trabalhando com a Paraíba, que é campeã no Nordeste e no Brasil, no programa de leite”, destacou Wellington Dias. “A bacia da Paraíba é a maior produtora de leite de cabra e. em nome dos nossos produtores, todos nós nos sentimos extremamente honrados, felizes e agradecidos à sua atenção e efetiva resolutividade”, agradeceu Veneziano. “O leite de cabra, principalmente da Paraíba, segue sendo fortalecido no programa do leite”, complementou o Ministro. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Veneziano Vital (@venezianovitalpb)
No Ministério da Saúde, Veneziano confirma ampliação de serviços da atenção primária para dez cidades paraibanas
Mesmo em uma semana de pré-carnaval, em que Brasília não costuma ter tanta movimentação, o Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve na manhã desta quarta-feira (26) no Ministério da Saúde, para uma reunião com o Secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço. Durante o encontro, Veneziano agradeceu o atendimento, na semana passada, a pleitos formulados por ele ao Ministério, visando garantir a ampliação de serviços da atenção primária em beneficio de dez municípios paraibanos. Veneziano confirmou, através da interlocução com o Ministério da Saúde, a habilitação (o credenciamento) de novas equipes da Estratégia de Saúde da Família (PSF), novas equipes do Programa de Saúde Bucal, novas vagas para Agentes Comunitários de Saúde – ACS, equipes multidisciplinares – EMU e Consultórios de Rua, que são estruturas itinerantes para atendimento de saúde em favor de pessoas em situação de rua. “Felipe Proenço, como costumo dizer, é o anjo da guarda das demandas paraibanas, de tantos municípios. Na última semana nós recebíamos as informações de atendimentos a dez municípios paraibanos, com ações da atenção primária, das quais, credenciamento de equipes do PSF, equipes de saúde bucal, equipes multidisciplinares, novos agentes comunitários de saúde e consultórios de rua. Eu não me canso de dizer o quanto você (Felipe Proneço) tem esse sentimento de preocupar-se em levar as ações do governo do presidente Lula, através do Ministério da Saúde, a todos os cantos e recantos da nossa Paraíba”, destacou Veneziano. O Secretário agradeceu a iniciativa de Veneziano em levar ao Ministério as necessidades dos municípios e reafirmou o compromissos do governo do presidente Lula com a saúde dos paraibanos. “O Senador Veneziano sabe do conhecimento e do compromisso com a saúde dos municípios paraibanos, da população paraibana. Então, sempre que traz todo esse olhar, todo esse cuidado com a Paraíba, vai ser sempre muito bem acolhido aqui. E que bom que o SUS da Paraíba está avançando”, disse. Veja mais detalhes: Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Veneziano Vital (@venezianovitalpb)
Veneziano anuncia habilitação de novas equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal e ampliação de mais serviços de saúde para Campina Grande
O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PVB) anunciou no sábado (22) várias conquistas para a Saúde de Campina Grande, com a ampliação de R$ 2,2 milhões mensais nas verbas de custeio da saúde campinense, transferidas pelo Governo Federal. Na sexta-feira (21), ele esteve pessoalmente no Ministério da Saúde, onde confirmou a habilitação (credenciamento) de vários serviços para a cidade. “Tive audiência no Ministério da Saúde para tratar sobre assuntos de diversos municípios do estado e conseguimos a confirmação de vários benefícios para a Saúde de Campina Grande, benefícios estes que já informei ao secretário de Saúde de Campina Grande, Carlos Dunga Júnior”, disse Veneziano. Veneziano confirmou, através desta interlocução com o Ministério da Saúde, a habilitação (o credenciamento) de 20 novas equipes da Estratégia de Saúde da Família (PSF), 17 equipes do Programa de Saúde Bucal, 221 novas vagas para Agentes Comunitários de Saúde – ACS, 15 equipes multidisciplinares – EMU e dois Consultórios de Rua, que se constituem em uma nova conquista, pois estes consultórios não haviam sido anunciados anteriormente. Com a habilitação destes novos serviços, a Prefeitura de Campina Grande passa a receber, mensalmente, mais de R$ 2,2 milhões para o custeio dessas equipes (dentro do programa de ampliação para 100% de cobertura PSF) e dos demais serviços conquistados. “Um conjunto de ações que já poderão ser desenvolvidas pela Prefeitura de Campina Grande, com a tranquilidade de ter as transferências dos recursos por parte do Ministério da Saúde”, destacou Veneziano.